Desabafo

Data: 07/07/2011 | De: Renan

O fato é que, como já foi mto parolado (plagiando meu querido Saramago), há que se desmanicomializar as cabeças que constroem a Luta Antimanicomial... Falando mesmo em termos de Redução de Danos, falta desintoxicar as práticas. Vivemos um período de plena transição de modelos, onde a hegemonia psiquiátrica respirando ofegantemente briga por não sucumbir frente ao desejo de potência de tantos outros segmentos, civis e profissionais, que gritam seus discursos no caminho inverso. E nossos gritos incomodam. Mas é sempre a mesma história da até adequada ignorância de não compreender o que é a Reforma Antimanicomial (antes mesmo de ser psiquiátrica). Fala-se de um não-cuidado e de uma perda do rigor clínica, pela visão mto da tendenciosa do que é cuidado e do que é essa tal "clínica". Falta mesmo desmanicomializar tudo, e todos.

Por outro lado, na fala de um usuário mto politizado daqui, há algo que me chama sempre a atenção: "a Reforma Antimanicomial NÃO TEM VOLTA". Seria esta frase uma verdade, ou um desejo de potência mto genuíno de fazê-la tal? Seja qual for a resposta (ou mesmo se esta não estiver claramente de um destes lados), o fato é que há mto trabalho por ser feito, e o convite, meus amigos (para não chamar de convocação) é à construção dessa tal "atenção psicossocial", que, cabe dizer, somos NÓS que teremos que fazer, cedo ou tarde. Seremos nós, seja como gestores, profissionais ou, mesmo, como usuários - que todos somos usuários do sistema único de saúde em algum nível...

Enfim, um desabafo, rs...

Renan Vieira de Santana Rocha
* * *
"Quem anda no trilho é trem de ferro,
sou água que corre entre pedras:
liberdade caça jeito."
* * *
(Manoel de Barros)

Novo comentário