CONCURSO DA LOGO DO VIII EREP N/NE

05/05/2012 02:28

Olá erepian@s!

As movimentações não param. O nosso VIII Erê já está se encaminhando, as cores do Maranhão já se encontram presentes e as energias vêm de todo Norte e Nordeste, que tal colorir conosco?

Se você gosta de rabiscar, pintar, criar, esteja convidado para o concurso da nossa logo!

Esse ano o tema do EREP é

Psicologia e Política: Contradições e Aproximações - de Atenas a Jamaica

 

Por que esse tema?

A política está em tudo, em cada pequeno lugar e relação. Cientes da amplitude dessa temática nos propomos a recortá-la pela necessidade de diminuir sua abrangência até onde temos a capacidade de possibilitar um diálogo de qualidade, dessa forma delimitamos a política como uma ação pautada na reflexão que visa à transformação de uma determinada realidade. Diante disso, buscamos questionar a posição política da Psicologia, tendo como foco a dominação imposta pelo Estado, as dominações que nós mesmos reproduzimos cotidianamente e os afastamentos políticos e geográficos que dificultam a articulação de movimentos sociais.

Por que “De Atenas a Jamaica”?

            A cidade-sede do VIII EREP N/NE apresenta um cenário político de dominação, que apesar de intensificado, não é novo. São Luís do Maranhão tem várias alcunhas que despertam a curiosidade dos habitantes de outras regiões e permeiam o imaginário social da população ludovicense. Retomamos o percurso histórico de São Luís a partir de dois apelidos que representam pontos opostos da situação política e dominação simbólica que caracterizam a situação da cidade em que será realizado o encontro. O epíteto “Atenas Brasileira” se relaciona a uma concepção de cidade de poetas, faz referência à Europa e está vinculada a uma ideia de elitização. Por sua vez, “Jamaica Brasileira” diz respeito à difusão do reggae no estado do Maranhão, o que propiciou a identificação de parte dos seus habitantes com a realidade do país caribenho, associação que entra em conflito com o ideário de cidade europeia defendido pelas elites. Essas duas identidades coexistem ainda hoje em São Luís.

 

 Tente elaborar sua proposta baseado na temática do encontro. Se você precisar existem informações sobre nosso histórico e nossa carta de princípios (que revisamos periodicamente) para lhe auxiliar sobre o percurso do EREP e que tipo de encontro construímos ao longo dessa caminhada, OK?

Os prazos são:

·         5 de maio a 31 de maio: para recebimento de propostas;

·         01 de junho a 10 de junho: para votação!

·         Dia 11 de junho divulgação da posposta vencedora e que será usada para todo material gráfico do EREP.

 

As imagens devem ser enviadas ao email siteerepnne@gmail.com com o assunto “Proposta de Logo” e com um pequeno textinho explicando a sua proposta (nada muito elaborado, mas que fique claro o que você está propondo), bem como seu nome e contatos. É interessante que as imagens sejam enviadas no formato JPEG. Se você não tem acesso a programas de editoração de imagens, não se acanhe! Você também pode enviar sua proposta scaneada (desde que a definição fique visível) e, caso escolhida, a gente vê como digitalizar, OK?

A logo escolhida não receberá nenhuma remuneração e será divulgada em todo material gráfico do encontro (dados os devidos créditos ao autor) e não estando a comissão organizadora autorizada a modificar o desenho sem a autorização do referido criador da logo.

A votação acontecerá no site e o resultado será divulgado na página principal e via e-mail ao ganhador do concurso.

Vamos lá! Participe!

Para ver as imagens dos anos anteriores clique AQUI!