Movimento de saúde mental questiona financiamento do SUS a comunidades terapêuticas

11/08/2011 21:50

Movimento de saúde mental questiona financiamento do SUS a comunidades terapêuticas

Na manhã de hoje, 11 de agosto, foi divulgado o Relatório Final da IV Conferência Nacional de Saúde Mental. Durante a tarde, Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral de Presidência da República,  recebeu usuários dos serviços de saúde mental, familiares, representante do Conselho Nacional  de Saúde e de entidades profissionais da área, entre eles o presidente do Conselho Federal de Psciologia.

 

Além de apresentar o documento, solicitaram audiência com a presidenta Dilma Rousseff para posicionar-se contra o financiamento público, via Sistema Único de Saúde, para comunidades terapêuticas. Políticas nessa linha vão contra as deliberações da IV Conferência, organizada e referendada pelo governo Federal.

 

O ministro Gilberto Carvalho mostrou-se preocupado e disse que tentará levar à presidenta da República, destacando a importância de não haver retrocesso nas políticas da área. Ele disse que pedirá prudência do governo ao tomar providências sobre o tema. “Vou demandar à presidenta que não percamos o que foi avanço”, disse.

 

No final da tarde, as entidades seguem buscando canais para conseguir audiência com a presidenta Dilma Rousseff sobre o tema, pois foram informadas que está agendada reunião com defensores das comunidades terapêuticas.